Quais as desvantagens de pagar aluguel

Para muitos jovens e adultos, o início da independência financeira é marcada pela mudança para um imóvel alugado. Acontece que, ao mesmo tempo que esse tipo de estadia pode parecer interessante, muitos sonham com a aquisição da própria casa - o que pode sair ainda mais barato. Mas, afinal, você conhece as desvantagens de pagar aluguel?

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram que, em 2018, o número de brasileiros que moram de aluguel ou de favor superou a marca de 17 milhões. Ao mesmo tempo, a porcentagem de pessoas que sonha em adquirir a casa própria no Brasil disparou, beirando os 90% - segundo informações do Instituto Datafolha.

Isso mostra que a grande maioria dos brasileiros enxerga a compra de uma casa como algo muito mais interessante do que a moradia de aluguel. Isso acontece, principalmente, por conta de uma série de desvantagens existentes em morar em um imóvel alugado, as quais vão desde gastos até independência imobiliária.

Neste artigo, você irá conhecer algumas das principais desvantagens de pagar aluguel nos dias de hoje no Brasil. Além disso, falaremos também sobre porque, na grande maioria dos casos, é mais vantajoso investir um valor mensal em um imóvel próprio do que passar o resto da vida morando em uma casa alugada.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

4 desvantagens de pagar aluguel atualmente

Não há como negar que, em alguns casos, morar em uma casa ou apartamento alugado é uma solução interessante e até mesmo proveitosa. Afinal de contas, esse pode ser o início de uma vida mais independente para algumas pessoas, assim como uma alternativa mais viável para quem pretende passar pouco tempo em determinado lugar.

No entanto, o fato é que, a longo prazo, existem muitas desvantagens de pagar aluguel e viver em um imóvel alugado. Isso porque todos os meses haverá mensalidades fixas, que precisam estar incluídas no seu planejamento financeiro, e que podem lhe impedir de realizar outros investimentos.

Dito isso, confira algumas das principais desvantagens de pagar aluguel, hoje em dia, no Brasil:

1.    Um desperdício de dinheiro a longo e médio prazo

Imagine que você paga cerca de 1200 reais de aluguel todos os meses, fora o condomínio e outras despesas básicas não inclusas nesse valor. Em doze meses, somente com essa despesa fixa mensal, você já terá gastado mais de 14 mil reais. Em cinco anos, será um total de 72 mil reais - valor suficiente para comprar uma casa.

O fato é que uma das grandes desvantagens de pagar aluguel nos dias de hoje é justamente porque se trata de um desperdício de dinheiro a longo e médio prazo. Afinal de contas, se você permanecer nesse imóvel para sempre, ou mudar de uma casa alugada para outra, terá sempre que arcar com essa alta despesa mensal.

Tudo isso para correr uma série de riscos, uma vez que, no fim das contas, a casa pela qual você está pagando para viver não é realmente sua. Sendo assim, a longo e médio prazo, você está desembolsando dezenas de milhares de reais para algo que não é a sua propriedade e que conta com uma série de limitações.

Sendo assim, o fato é que a médio e longo prazo, principalmente para pessoas de classe média, pagar aluguel não é algo realmente vantajoso. Com o valor acumulado ao longo dos anos, é possível começar a investir no financiamento ou pagamento de uma casa própria, a qual será realmente sua no fim do contrato.

2.    Você fica refém do fim do contrato

O fato é que, para morar de aluguel, é preciso primeiramente firmar um contrato com o proprietário do imóvel. Na grande maioria das vezes, esse contrato possui a duração de 1 ano, com possibilidade ou não de renovação após o seu término. No entanto, o que garante que o locador irá querer renovar?

Uma das grandes desvantagens de pagar aluguel, então, é justamente o fato de que você fica refém do fim do contrato e, principalmente, do locador. Isso porque não importa se você tiver dinheiro o suficiente para arcar com o valor mensal, se não for de interesse do proprietário do imóvel, ele deixa de “ser seu”.

Sendo assim, pode acontecer de você ter que se mudar depois de que o contrato de aluguel terminou, mesmo tendo expectativas de renovação. Isso acaba sendo bastante negativo e gera um grande transtorno, principalmente para pessoas que já possuem uma vida estabelecida em determinado bairro ou cidade.

Dessa forma, se você tem planos de construir uma família ou desenvolver um determinado projeto para morar em um espaço alugado, saiba que isso pode ser um tanto quanto “perigoso”. Isso porque nada lhe garante que, ao término do contrato, você possa continuar morando ali - e todo o seu plano acaba tendo que mudar.

3.    Você não pode mexer na estrutura do imóvel

Imagine que você agora está de casa nova e pretende fazer uma série de modificações: quebrar paredes para ter ambientes mais amplos, instalar prateleiras, aumentar cômodos e por aí vai. Pois é, se você mora em uma residência alugada, saiba que boa parte dessas coisas, tão básicas, não podem ser feitas.

Isso porque você não pode mexer na estrutura do imóvel onde você está morando de aluguel. Isso se deve justamente ao fato de que a residência não é realmente sua, sendo assim, qualquer modificação do gênero deve e só pode ser feita pelo proprietário da casa ou apartamento.

Situações como essas acabam meio que tomando um pouco da sua liberdade em relação ao imóvel que você mora, e por isso que essa é uma das desvantagens de pagar aluguel. Você está, todos os meses, arcando com uma despesa para viver naquela residência, mas não pode realmente mexer nela.

Em relação a instalação de móveis e prateleiras que exigem paredes furadas, por exemplo, elas podem sim serem feitas pelo morador. No entanto, assim que o contrato terminar ou você devolver o imóvel, o proprietário poderá exigir que você faça a retirada desses móveis, a cobertura dos furos de fixação e até mesmo a pintura da parede.

4.    O aluguel pode aumentar

E o último item da nossa lista de desvantagens de pagar aluguel é algo que fere diretamente o bolso do consumidor. Afinal de contas, saiba que com o passar do tempo o aluguel não apenas pode como, muito provavelmente, irá aumentar - o que pode ser um verdadeiro problema para as suas finanças.

Sendo assim, se você se interessou por determinado imóvel alugado justamente por ele possuir um aluguel baixo, saiba que isso pode mudar. O problema é quando esse reajuste ocorre de uma hora para outra e não condiz com o tanto que você ganha, se tornando uma grande dificuldade arcar com a despesa.

Todos os anos, o setor imobiliário passa por um reajuste relativamente significativo no valor do aluguel. Apesar de ser algo necessário, uma vez que a economia muda e as coisas podem se tornar mais caras, nem sempre esse reajuste acompanha o salário de quem está pagando mensalmente.

Agora que você sabe das desvantagens de pagar aluguel, conheça a Sonho Casa

Agora que você já sabe das grandes desvantagens de pagar aluguel, está na hora de conhecer a Sonho Casa. A empresa é referência em fazer a conexão entre pessoas, construtoras e financiamentos para que estas possam realizar o sonho de adquirir a residência própria.

A Sonho Casa se coloca como uma solução para aqueles que querem abandonar de uma vez por todas o aluguel. Tudo isso com um atendimento de excelente qualidade e uma atenção especial às pessoas que estão lidando com a aquisição de algo tão importante: o lar.