Móveis planejados: Como contratar e planejar o design da sua casa nova

Decorar uma casa do seu jeito, a partir dos seus gostos, é certamente algo que muitas pessoas sonham em poder fazer um dia. No entanto, a partir do momento que você compra peças separadas para os seus cômodos, pode acabar encontrando dificuldades. E é por isso que você precisa conhecer as vantagens dos móveis planejados.

Se você já morou em uma casa pequena, sabe o quão difícil é encontrar móveis que realmente sejam usuais para os ambientes. Às vezes precisamos de soluções inteligentes para determinados cômodos, as quais aproveitam perfeitamente cada centímetro disponível, tornando o espaço usual.

Acontece que esse aproveitamento nem sempre é o melhor quando compramos os móveis separados, de uma loja para a outra. Afinal de contas, nesses casos, você acaba condicionando o seu cômodo ao móvel, e não o móvel ao cômodo - como ocorre quando as peças são completamente planejadas.

Neste artigo você irá aprender um pouco mais sobre as vantagens dos móveis planejados e como eles contribuem para o design da sua nova casa. Além disso, falaremos sobre como o investimento nessas peças, pré-definidas, pode ser importante para que o seu imóvel tenha ambientes muito bem aproveitados

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Mas afinal de contas, o que são móveis planejados?

O fato é que muitas das pessoas que já ouviram falar em móveis planejados não sabem realmente como eles funcionam. Em suma, estamos falando de móveis que foram projetados exclusivamente para serem utilizados em um determinado ambiente, levando em consideração todas as características desse.

A principal diferença entre um móvel planejado e comum é justamente o fato de que o comum foi pensado de maneira universal. Ou seja, ele foi desenvolvido com base em sua usabilidade, mas não necessariamente levando em consideração um espaço específico, como no caso daqueles planejados.

Um móvel planejado é feito com base em todas as principais medidas do cômodo e, também, a partir do gosto do comprador. Isso significa que, por exemplo, se você tem uma cozinha de cinco metros de comprimento e pretende preencher quatro metros com móveis, terá um móvel que cumpra esse papel, ao invés de um que cubra 3,5 metros, 4,5 metros e por aí vai.

Em suma, esses tipos de móveis são feitos por marceneiros e profissionais da área e, na grande maioria das vezes, desenvolvidos por designers de interiores. Eles podem ser cruciais na missão de otimizar os espaços de sua residência e, por isso, costumam ser muito procurados pelas pessoas.

Sendo assim, confira algumas das principais vantagens de investir em móveis planejados:

1.    Um espaço muito mais otimizado

Uma das grandes dificuldades das pessoas que moram em apartamentos ou casas menores é justamente encontrar móveis que se adequem perfeitamente aos cômodos. Afinal de contas, em um espaço pequeno, um móvel grande e tradicional pode acabar deixando o ambiente extremamente mal utilizado.

Sendo assim, saiba que uma das vantagens de investir em móveis planejados é justamente a garantia de um espaço muito mais otimizado. A partir do momento que você projeta e planeja as peças que irão no seu cômodo, pode aproveitar o ambiente da melhor maneira possível, seja em termos visuais ou de metragem quadrada.

Imagine, por exemplo, que você tem um quarto e precisa de um guarda-roupa que seja prático, mas que não ocupe tanto espaço. No entanto, os móveis prontos que você encontra são sempre muito maiores do que desejava. Investindo em um pré-moldado, você garante um guarda-roupa do tamanho que quer e precisa para o ambiente.

Dito isso, se você busca uma casa ou apartamento com espaços muito bem aproveitados, saiba que os móveis planejados são uma excelente solução. Eles podem deixar os seus cômodos muito mais práticos, tanto em termos de vivência quanto de limpeza, fazendo com que o imóvel se torne mais bem utilizado de fato.

2.    Cores e designs como você deseja

Outro ponto que costuma gerar dores de cabeça para quem está decorando um imóvel é o processo de escolha dos móveis baseado nas cores e designs. Muitas vezes você está em busca de uma peça com determinado formato, mas não encontra na cor que deseja e vice-versa. Isso é algo comum, mas pode ser estressante também.

Dito isso, é inegável que uma das principais vantagens de investir em móveis planejados é ter peças com as cores e designs que você deseja. Sendo assim, você não precisa ficar se preocupando em não encontrar uma estante com painel com o formato que queria ou, até mesmo, um jogo de cozinha com a cor que precisava para combinar com a parede.

Tendo em vista que os móveis planejados são desenhados e projetados com base nas necessidades e desejos do consumidor, você pode obter tudo que desejar nesse quesito. Basta especificar qual formato exatamente você pretende para determinado móvel, participando quem sabe até mesmo do rabisco, e informando a cor.

Dessa forma, a sua casa ou apartamento pode ser desenvolvido literalmente do jeito que você sonhou, com os móveis planejados a partir do que você imaginou. Sendo assim, pode investir em cores que combinem entre as peças e com a parede, designs que refletem a estética do imóvel e por aí vai.

3.    Valorização do imóvel

É fato que os móveis planejados costumam ser muito mais caros do que os móveis tradicionais, por motivos um tanto quanto óbvios. Afinal de contas, você está pagando não somente pelas peças como também por todo um processo criativo, que é praticamente a solução de um problema (no caso a estética e o espaço que busca preencher).

No entanto, uma coisa é certa em relação ao investimento em móveis planejados: eles irão valorizar muito mais o seu imóvel. Por mais que sejam um pouco mais custosos, esses móveis podem dar um preenchimento incrível à sua casa ou apartamento, a ponto de fazer com que o valor do mesmo vá nas alturas.

Para quem pretende não apenas ter um imóvel próprio, como também a possibilidade de vendê-lo por um bom preço no futuro, essa é uma excelente ideia. Em suma, o preço pago pelo móvel planejado acaba se pagando em uma venda, uma vez que o valor incidido sobre a residência passa a ser muito maior.

Ainda assim, vale ressaltar que os móveis planejados também podem ser deslocados de um ambiente para o outro em muitos casos. Por mais que, em uma situação como essa, o planejamento costume cair por terra, ainda assim ele pode ser muito bem aproveitado em uma outra casa ou apartamento sem problema algum.

Onde posso encontrar móveis planejados, vale a pena?

Se você leu este artigo até aqui, talvez esteja se questionando: onde é que eu posso encontrar móveis planejados? Será que realmente vale a pena? Começando pela segunda pergunta, a resposta é sim. Vale muito a pena investir nessas peças pré-projetadas, uma vez que elas podem dar outra casa e utilização para o seu apartamento.

Em suma, os móveis planejados são feitos por designers de interiores, arquitetos e marceneiros. Muitas lojas de móveis trabalham com essa alternativa, e existem empresas voltadas especificamente para esse tipo de trabalho. Seja no Rio de Janeiro ou em São Paulo, você pode encontrar algum profissional capacitado para transformar e otimizar a sua residência a partir de bons móveis.