Dicas de passeios em São Paulo

São Paulo é uma cidade gigante, isso nós sabemos. Na mesma proporção de trânsito, edifícios e bagunça, a cidade oferece também os melhores lugares para visitar. Mas, de nada adianta se você não saber quais são os melhores passeios em São Paulo.

Para um forasteiro, a melhor forma de aproveitar a cidade é se organizar da melhor maneira possível. Além de pesquisar quais os melhores pontos turísticos, é importante pensar na logística da programação. Afinal, sair em São Paulo sem rumo não é uma boa ideia. 

Para você conseguir fazer os melhores passeios em São Paulo, acompanhe as dicas que daremos nesse texto, principalmente se nunca esteve na cidade. Confira o texto e saiba como planejar a sua viagem.

Visite parques

Se você gosta de parques e deseja incluí-los na sua programação, existem ótimas opções para passeios em São Paulo. O Parque Ibirapuera, por exemplo, é um dos pontos turísticos mais requisitados pelos turistas.

Porém, na cidade existem várias outras opções. Algumas delas são bem famosas: o Parque Trianon, o Jardim Botânico, o Parque Villa Lobos, Parque da Aclimação ou o Parque da Água Branca. 

Visite museus e centros culturais

Os museus e centros culturais são uma boa pedida para passeios em São Paulo, e é possível passar um dia inteiro visitando esses pontos. Apenas fique atento para não visitar esses locais nas segundas feiras, pois a maioria não funciona nesse dia.

A Avenida Paulista é o onde fica localizado o Instituto Moreira Salles, Centro Cultural Fiesp, Centro Cultural Itaú, Casa das Rosas e Japan House. Além disso, perto da avenida você encontrará o Centro Cultural São Paulo.

No Parque do Ibirapuera, o mais famoso da cidade, ficam o Museu Afro Brasil e o Museu de Arte Contemporânea. Além desses pontos, o parque também é a casa do Museu de Arte Moderna.

Mas, se for organizar um dia de visita a museus e centro culturais, é necessário escolher os que mais lhe agradam. Essa não será a regra apenas em dias indisponíveis para passeios.

Conheça a Avenida Paulista

Com aproximadamente três quilômetros de extensão, a Avenida Paulista é o endereço mais conhecido da cidade. Lá é possível encontrar de tudo, desde prédios modernos, shoppings, lojas, museus e muitos outros pontos turísticos de São Paulo.

Vale destacar que a Avenida Paulista aos domingos é aberta apenas para os pedestres. Nesse dia, são organizadas apresentações artísticas e muitas outras  atrações, nada de congestionamento de carros como é nos outros dias da semana. 

Veja a cidade do alto

Uma ótima opção para passeios em São Paulo é visitar um mirante. Afinal, é no alto que conseguimos ver como realmente a cidade é gigante. Os mirantes mais conhecidos são o do Edifício Itália e o Farol Santander localizados bem no centro de São Paulo.

Ambos são semelhantes, então é indicado escolher apenas um deles para o seu roteiro. Ainda no centro, dois edifícios oferecem um terraço com vista panorâmica. São eles: Edifício Copan e Edifício Martinelli, ambos com visita gratuita. 

Localizada na Avenida Paulista, a vista do Sesc Paulista é a mais conhecida na cidade e é totalmente gratuita. Porém, se prepare para ficar algumas horas na fila se você escolher ir no final de semana. 

Faça compras

O mais famoso ponto de compras em São Paulo é a 25 de Março, localizada próxima ao centro da cidade. Perto desse local fica o Mercado Municipal de São Paulo, onde você encontra várias opções de comes e bebes.

São Paulo também oferece inúmeros shoppings centers e vários locais que contam com gastronomia local. Por isso, é recomendado separar um ou dois dias da sua programação para conseguir desfrutar desses locais. 

O que fazer em São Paulo à noite?

São Paulo oferece várias opções de bares, shows e baladas. Existem três regiões mais movimentadas para quem procura esse tipo de entretenimento: a Vila Madalena, a Rua Augusta e a Vila Olímpia.

Nesses bairros não faltam opções para passeios noturnos em São Paulo, como bares, pubs com música ao vivo e outros entretenimentos mais ilícitos. Então, se essa é a sua opção para diversão, planeje-se para sair em horários não convencionais.