Como financiar um imóvel em 2022

O sonho da grande maioria dos brasileiros ainda hoje é poder comprar a casa própria, sair do aluguel e ter um lar em seu nome. No entanto, muitas pessoas não têm condições de arcar com o valor de uma residência à vista, precisando recorrer ao financiamento. Mas, afinal de contas, como financiar um imóvel em 2022?

O financiamento de imóveis, durante muito tempo no Brasil, foi encarado como a melhor das alternativas para quem queria realizar o sonho da casa própria. Através de instituições como a Caixa Econômica Federal, as pessoas conseguiam acesso ao crédito, com juros baixíssimos e longo prazo de pagamento, o que facilitava o processo de aquisição.

No entanto, a dúvida de muitas pessoas atualmente é: como é financiar um imóvel em 2022? Depois de dois anos de pandemia, muitos começam a retomar o sonho de aquisição de uma casa própria e dão início a busca por soluções que facilitem esse processo - e o financiamento, certamente, ainda é um facilitador.

Vale realmente a pena financiar um imóvel?

Muitas pessoas vivem com a dúvida de se vale ou não a pena financiar um imóvel. Por mais que existam tempos em que as condições de financiamento estejam melhores, e outros que estejam piores, em linhas gerais esse tipo de compra ainda assim é vantajoso para o morador, a longo e curto prazo.

Primeiramente, porque o valor que você estaria pagando em um aluguel pode ser destinado a parcela de um imóvel que, passado um tempo, será inteiramente seu. Em segundo lugar, porque por mais que os juros façam com que a residência tenha um valor final maior do que o esperado, ainda há a compreensão de que todos os imóveis valorizam.

Sendo assim, o financiamento pode ser encarado não apenas como uma solução para quem quer sair do aluguel e ter a casa própria como, também, um investimento para o futuro. Isso porque, mesmo que futuramente você não deseje permanecer no imóvel, ainda assim pode faturar com a sua venda.

Dito isso, saiba como financiar um imóvel:

1.    Saiba se o imóvel que você deseja pode ser financiado

O primeiro passo para financiar um imóvel pode até parecer bobo, mas trata-se de garantir se ele pode ou não ser financiado. Afinal de contas, não são todas as casas que garantem esse processo de maneira mais fácil, então é importante ficar atento às condições para, quem sabe, encontrar uma alternativa melhor.

Em suma, existe uma série de programas do Governo Federal voltados para habitação e que permitem o financiamento. O Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida, por exemplo, é voltado justamente para pessoas que não possuem grande poder de aquisição e, ainda assim, querem ter uma casa mediante financiamento.

2.    Reúna os documentos necessários

O segundo passo para financiar um imóvel é justamente reunir os documentos necessários para solicitação formal do financiamento. Os documentos pedidos para um financiamento costumam variar de acordo com os bancos e empresas responsáveis.

No entanto, na maioria das vezes, giram em torno de: RG e CPF, comprovante de renda, comprovante de estado civil, certidão negativa de débitos (municipais, estaduais e etc…), extrato do FGTS e certidão negativa da propriedade do imóvel, extratos bancários dos últimos 3 a 6 meses e declaração do imposto de renda. É importante separá-los com o máximo de antecedência, para evitar atrasos.

3.    Faça a análise de crédito, visite o imóvel e feche o contrato

E para terminar e financiar um imóvel, depois de enviar os documentos à instituição responsável, você deve fazer a análise de crédito. A instituição irá verificar as condições de juros e parcelas que melhor se adequa ao seu caso para a compra da residência, retornando-as para você, enquanto comprador.

Sabendo das condições, é importante que você visite o imóvel (caso ele esteja já pronto) ou fique por dentro do processo e prazos de conclusão. Por último, é só fechar o contrato, arcando com as condições que serão impostas para o financiamento: valor das parcelas (com aumento mensal do CUB), reforços de tempos em tempos e prazos de uma maneira geral.

A Sonho Casa te ajuda a financiar um imóvel

O processo de financiamento de uma casa ou apartamento pode ser um pouco demorado e complexo para a grande maioria das pessoas. No entanto, já existem empresas que trabalham justamente para facilitar esse processo e torná-lo mais acessível para o cidadão.

Esse é justamente o caso da Sonho Casa, a qual te ajuda a financiar um imóvel de forma prática e rápida. Com o auxílio da empresa, você faz a simulação de compra, aprova o crédito e ainda tem o imóvel buscado pela instituição, a qual cuida de toda a parte de burocracia e papeladas, até o fechamento do contrato.