3 dicas essenciais para manter sua casa em ordem

Você já ficou com a sensação de que, por mais que limpe o seu lar com frequência, ele volta a ficar bagunçado rapidamente? Pois é, isso muitas vezes acontece porque os nossos hábitos diários acabam contribuindo para a bagunça da residência. E é por isso que você precisa conhecer algumas dicas de como manter a casa em ordem.

Manter a sua casa arrumada é algo simplesmente essencial, não apenas para que tudo esteja organizado na chegada de visitas mas, também, para a própria harmonia do ambiente. No entanto, para isso, é preciso adotar alguns hábitos que corroboram para a limpeza e ordem diária na residência.

Simples atos como chegar em casa e deixar o sapato na porta de entrada, ou até mesmo deixar a louça para ser lavada depois, acabam atrapalhando esse objetivo. É preciso ter uma rotina de limpeza, e não exatamente de faxina, a qual deixará a sua residência arrumada durante toda a semana.

Para manter a casa em ordem é preciso planejamento

Primeiramente, saiba que para manter a casa em ordem é preciso planejamento - e muitas vezes divisão de tarefas. Isso porque cada membro da casa deve cumprir uma pequena tarefa diária para que isso esteja alinhado e, no fim das contas, todos os cômodos estejam limpos e, ao menos, organizados.

É preciso saber exatamente onde colocar os pratos, talheres e outros objetos de cozinha depois do almoço; colocar a roupa suja diretamente no cesto do banheiro; arrumar a cama sempre que acordar e muito mais. Essas são atividades que podem ser feitas por todos da casa, e não precisam sobrar para somente uma - a não ser que você more sozinho.

Sendo assim, deixe claro para todos os moradores da casa o que eles devem fazer para mantê-la em ordem. O quarto é responsabilidade de quem dorme nele, então a organização também precisa ser. Claro que isso não se trata de uma regra, mas sim de um planejamento que ajuda a deixar a residência sempre arrumada.

Dito isso, confira 3 dicas de como manter a casa em ordem:

1.    Organize os espaços onde roupas e objetos são guardados

Não há nada mais aterrorizante do que chegar em casa e ver aquele amontoado de coisa espalhado pela mesa, pia ou sofá, não é mesmo? Pois é, muitas vezes isso acontece em função da rotina corrida de todos os moradores, mas também pela falta de organização dos espaços onde esses itens deveriam estar.

Sendo assim, para manter a casa em ordem você precisa organizar os espaços onde roupas e objetos de uso diário são guardados. Ao colocar, por exemplo, os pratos, xícaras, copos e talheres do almoço em um local separado e mais acessível, se torna muito mais simples e rápido guardá-los depois da refeição.

Da mesma forma aquelas roupas que usamos diariamente que, ao invés de ficarem no fundo do armário, podem ficar penduradas em um cabide ou uma arara - facilitando o uso. Organizar os espaços onde ficam os objetos que usamos todos os dias é essencial para que eles não fiquem rolando por aí.

2.    Arrume a sua casa todos os dias

Não é necessário fazer faxina todos os dias, mas arrumar a residência diariamente é uma das formas de manter a casa em ordem. Pequenos hábitos como guardar a manta no guarda-roupa depois de ver uma série no sofá ou guardar os cadernos depois de ter ido estudar faz total diferença no dia-a-dia.

É importante fazer essas coisas para que elas se tornem verdadeiros hábitos, comuns na sua rotina. Sendo assim, sempre que você terminar de utilizar uma coisa, guarde-a. Se terminou de consumi-la, jogue-a no lixo. Se não vai mais utilizá-la, não deixe jogada em qualquer lugar.

3.    Faça faxinas setorizadas

E por último, outra dica para manter a casa em ordem é fazer faxinas setorizadas. Você não precisa limpar a casa inteira de uma só vez, já que isso pode ser muito cansativo. O ideal é separar dias da semana para fazer determinadas atividades como, por exemplo, segunda-feira arrumar a sala, terça limpar os balcões, quarta limpar o banheiro e por aí vai.

Manter a casa em ordem é questão de costume

Em suma, manter a casa em ordem é nada mais nada menos do que uma questão de costume. Você não acorda de um dia para o outro e passa a deixar a residência toda arrumada o dia inteiro, todos os dias da semana. São com as pequenas ações, de limpeza e organização, que se alcança o objetivo de um lar limpo, organizado e bem cuidado.